Saturday, April 1, 2017


Após estuprar garota por 12 anos, homem é preso em Eunápolis



Acusado de estuprar uma garota por 12 anos, um homem de 37 anos foi preso em Eunápolis, na Bahia. De acordo com a Polícia Civil, os abusos começaram quando a garota tinha apenas cinco anos e foram interrompidos este ano, aos 17 anos da jovem.

Ainda segundo a polícia, a adolescente relatou que era vítima de estupro a uma professora da escola onde estuda, que a direcionou ao Conselho Tutelar. Em seguida, o caso chegou à polícia. O delegado que ficará responsável pelo caso, Bernardo Pacheco, disse que informações iniciais apontam que o suspeito e a vítima se conheciam, mas como o inquérito ainda não foi encaminhado para ele, não há detalhes do grau de aproximação entre os dois, nem como se conheceram.

A prisão do homem é temporária e tem efeito de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. Após a denúncia da adolescente, outras duas mulheres foram à delegacia de Eunápolis, e relataram também terem sido vítimas do homem que está preso.
fonte:bocâo News

Em seis anos, Brasil desativou mais de 10 mil leitos pediátricos, diz entidade


Mais de 10 mil leitos de internação em pediatria clínica -destinados a crianças que precisam permanecer no hospital por mais de 24 horas- foram desativados na rede pública de saúde nos últimos seis anos. É o que revela levantamento divulgado na segunda (27) pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). As informações são da Agência Brasil.
 
Os números mostram que, em 2010, o país dispunha de 48,3 mil leitos pediátricos para uso exclusivo do SUS. Já em novembro passado (último dado disponível), o total baixou para 38,2 mil ­uma queda de cerca de cinco leitos por dia. Ainda segundo o estudo, 40% dos municípios brasileiros não têm nenhum leito de internação desse tipo.
 
Das 5.570 cidades do Brasil, 2.169 não têm nenhum leito. Entre as que possuem pelo menos uma unidade de terapia intensiva infantil, um terço tem menos de cinco leitos em todo o território municipal e 66 contam com apenas um leito. "A título de dimensionamento, vale citar que só a cidade de São Paulo (SP) tem leitos em quantidade equivalente a oferecida atualmente em mais de 780 municípios de pequeno porte", destacou a entidade.
 
As informações foram levantadas por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e, de acordo com a SBP, preocupam especialistas. A redução do número de leitos tem impacto direto no atendimento, provocando atrasos no diagnóstico e no início do tratamento de uma população que vem aumentando.
O orgão também ressaltou que as doenças que prevalecem em crianças são sazonais. Nos primeiros semestres do ano, geralmente se acentuam as viroses gastrointestinais que, em muitos casos, demandam internações. Casos mais sérios de dengue, bem como alergias, infecções respiratórias e pneumonia também contribuem para o crescimento da demanda.
 
ESTADOS E CAPITAIS
Em números absolutos, os estados das regiões Nordeste e Sudeste foram os que mais sofreram redução de leitos pediátricos no período: 4.032 e 3.060 leitos a menos, respectivamente. Em escala, surgem as regiões Sul (-1.873 leitos), Centro-Oeste (-689) e Norte (-428).
São Paulo foi o Estado que mais perdeu leitos de internação infantil entre 2010 e 2016, com 1.109 desativações. Na outra ponta, apenas um Estado apresentou número positivo no cálculo final de leitos desse tipo no SUS ativados e desativados nos últimos seis anos: Amapá, que saltou dos 180 leitos pediátricos em 2010 para 230 no fim do ano passado.
 
Entre as capitais, São Paulo lidera o ranking dos que mais perderam leitos na rede pública (-378), seguido por Fortaleza (-364) e Brasília (-150). "Quatro capitais, apenas, conseguiram elevar a taxa de leitos, o que sugere que o grande impacto de queda tenha recaído sobre as demais cidades metropolitanas ou interioranas dos estados", avaliou a SBP.
 
OUTRO LADO
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a análise da oferta de leitos para crianças deve considerar mudanças no perfil epidemiológico e uma tendência mundial de desospitalização. Desta forma, segundo a pasta, tratamentos que antes exigiam internação passaram a ser feitos no âmbito ambulatorial e domiciliar.
"Nessa lógica, o Ministério da Saúde, nos últimos anos, investiu na expansão de leitos pediátricos e neonatais para atendimento de maior complexidade, destinados a pacientes graves e que exigem maior estrutura e esforço de profissionais. O crescimento da oferta de leitos para esses casos foi de 15% entre 2010 e 2016, totalizando atualmente mais de 10,6 mil leitos no SUS", destacou.
 
"Os pedidos de habilitação de leitos são feitos pelos gestores estaduais e municipais e analisados pelo Ministério da Saúde dentro desse contexto", concluiu a pasta.
fonte: bocâo News 

Grupo Camilo News em campanha de conscientização do autismo 






 Resultado de imagem para campanha azul em prol da conscientização do autismo


Carro-forte é alvejado por bandidos durante tentativa de assalto no sudoeste da Bahia









Foto: Reprodução/Blog Brumado Acontece

Um carro-forte foi alvejado por vários tiros na manhã desta sexta-feira (31), na cidade de Anagé, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o caso ocorreu na localidade conhecida como Sussuarana. Não houve feridos. Segundo a PM, os bandidos estavam em uma caminhonete e um outro veículo de grande porte e perseguiram o carro-forte, que ficou com várias marcas de tiros. A polícia informou que, logo após a ação, o condutor do carro-forte levou o veículo para a sede do pelotão da 79ª CIPM, em Anagé. Nada foi roubado. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Sudoeste foram até o local onde o carro-forte foi alvejado e e encontraram um dos veículos usados pelos bandidos incendiado e abandonado. Até a publicação desta reportagem, ninguém foi preso. *Com informações do G1
fonte:giro em Ipiaú 

Temer sanciona terceirização sem salvaguardas a trabalhadores









Com o veto, os contratos temporários terão 180 dias e poderão ser prorrogados por até 90 dias.

O presidente Michel Temer sancionou, nesta sexta-feira, 31, a lei que regulamenta a terceirização de atividades nas empresas públicas e privadas, aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada. A lei foi sancionada com três vetos. A decisão será publicada em edição extra do Diário Oficial da União. O principal veto é o que permitia que o prazo do contrato do trabalhador temporário poderia ser alterado mediante acordo ou convenção coletiva. Com o veto, os contratos temporários terão 180 dias e poderão ser prorrogados por até 90 dias. Ou seja, a duração máxima dos contratos será de 270 dias. Outros dois trechos, de acordo com o Palácio do Planalto, foram vetados porque dispunham sobre direitos trabalhistas que já estavam assegurados pela Constituição. Um deles obrigaria o registro, na carteira de trabalho, da condição de temporário. O outro trecho assegurava aos trabalhadores temporários direitos como salário e jornada e equivalentes ao recebido por empregados na mesma função ou cargo. Ele também assegurava proteção do INSS e recebimento de FGTS, férias e 13º salário proporcionais. De acordo com o Palácio do Planalto, outros ajustes na lei de terceirização serão realizados por meio de emendas à proposta da reforma trabalhista. O governo não vai mais editar uma nova MP sobre o assunto e desistiu de esperar que o Senado aprovasse o projeto de lei que tramita na Casa sobre terceirização. Esse projeto continha regras mais brandas e proibia a terceirização na atividade-fim das empresas. *Estadão

Governo estuda fracionar doses da vacina contra febre amarela

O Ministério da Saúde vai decidir na próxima terça-feira (4) se passa a recomendar a aplicação de doses fracionadas da vacina contra febre amarela. Nesse caso, é aplicada apenas 20% da dose original do imunizante, o que garante a proteção do corpo contra a doença por um ano. Se essa medida fosse adotada na Bahia, por exemplo, as 1, 4 milhões de doses já recebidas em 2017 dariam para imunizar 7 milhões de pessoas. A medida seria uma forma de atender mais rapidamente a população durante o surto da febre no país. O laboratório que produz a vacina para a rede pública brasileira é de Manguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade está atuando na sua capacidade máxima. O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia, Júlio Braga, avalia que é necessária uma discussão do ponto de vista ético e de custo, pois aplicar as doses fracionadas implica em reimunizar a população no ano que vem com a dose plena. “Essa coisa de fracionar a dose é para situações emergenciais e o Brasil ainda não entrou nessa situação. A nível federal, isso vai ter que ser discutido”, disse Braga.
fonte:giro em ipiau

Contas de energia elétrica terão bandeira tarifária vermelha em abril




A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária de abril será vermelha, isso implica em uma cobrança extra de R$ 3 a cada 100 quiloWatts-hora (kWh) consumidos. É a primeira vez desde fevereiro de 2016 que a bandeira vermelha é acionada. Ao longo do mês de março, vigorou a bandeira amarela (cobrança extra de R$ 2 para cada 100 kWh consumidos). Em fevereiro, ela estava na cor verde (sem cobrança extra).


A evolução das cores da bandeira tarifária indica que o custo de produção de energia no país aumentou nos últimos meses. Isso está relacionado com a chuva abaixo do previsto, o que acaba reduzindo o armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas ou fazendo com que esse armazenamento suba menos que o esperado. Quando isso acontece, aumenta a necessidade de uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara que a das hidrelétricas. Por isso, sobe a cobrança extra da bandeira nas contas de luz.
fonte:verdinho

Prison Break: Divulgada a data de estreia da quinta temporada



já  pode ficar ansioso! 




Agora, sim! A quinta temporada de Prison Break já tem data para estrear. E tudo indica que seja o dia 4 de abril.


A página da série no Twitter publicou uma imagem bastante conhecida pelos fãs, que traz um origami de um cisne, marca registrada de Michael Scofield (Wentworth Miller) nas primeiras temporadas. A imagem esconde um código morse, que já foi quebrado pelos internautas para revelar a data 4 de abril, quando o primeiro episódio da quinta temporada será exibido na TV. Veja abaixo.

Posteriormente, a FOX confirmou a data, e ainda divulgou uma imagem para que ninguém se esqueça!

A quinta temporada de Prison Break terá 9 episódios e vai se ambientar no tempo presente e foi gravada inteiramente no Marrocos. A trama, inspirada na tragédia grega "A Odisséia", terá o retorno de Michael após seu irmão Lincoln (Dominic Purcell) obter informações de que ele estaria vivo em uma prisão no Oriente Médio. Assim, Burrows procura Sara (Sarah Wayne Callies) para ajudá-lo no resgate, mas logo eles descobrem que suas vidas também correrão perigo.


A temporada vai contar com o retorno também de Rockmond Dunbar como C-Note, Robert Knepper como T-Bag, Amaury Nolasco como Sucre, e entre as novidades estão Augustus Prew e Mark Feuerstein, que viverá o marido de Sara.


A nova temporada de Prison Break será exibida no Brasil pelo canal Fox.
fonte:verdinho itabuna