Sunday, May 21, 2017


Papa anuncia cinco novos cardeais



O papa Francisco acena para a multidão no Vaticano - AFP




O papa Francisco anunciou neste domingo no Vaticano a celebração de um consistório em 28 de junho, quando nomeará cinco novos cardeais.
Os novos cardeais são de cinco países diferentes e todos têm menos de 80 anos.
Os cardeais com mais de 80 anos não podem integrar um conclave nem participar na eleição do novo papa.
“Desejo anunciar a celebração de um consistório na quarta-feira 28 de junho para nomear cinco novos cardeais. Sua procedência de diversas regiões do mundo mostra que o catolicismo da Igreja está presente em todos os territórios, em outros termos, a universalidade da Igreja”, disse.
Os cinco novos cardeais são Jean Zerbo, arcebispo de Bamako (Mali), Juan José Omella, arcebispo de Barcelona (Espanha), Anders Arborelius, bispo de Estocolmo (Suécia), Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, vigário apostólico de Pakse (Laos) e Gregorio Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador (El Salvador).
Os cinco religiosos nasceram nos anos 1940. O mais jovem deles é Arborelius, nascido em setembro de 1949 e o mais idoso é Rosa Chávez, de setembro de 1942.
De acordo com a agência italiana AGI, Arborelius será o primeiro cardeal escandinavo enquanto Rosa Chávez será o primeiro bispo auxiliar a recebe o título cardinalício.
       '' ISTOÉ '' 


Terreno é descoberto com 20 mil pés de maconha na zona rural de Barreiras












Cerca de 20 mil pés de maconha foram incinerados (Foto: Divulgação/PC)

A Polícia Civil encontrou em um terreno na zona rural de Barreiras cerca de 20 mil pés de maconha. Segundo a polícia, a droga foi totalmente incinerada. De acordo com a polícia, a operação que teve início na madrugada da última sexta-feira (19) demandou longa busca por quilômetros entre a mata da região, e muitas horas de trabalho dos agentes, que arrancaram os pés e incineraram a maconha. No local ainda foram encontrados adubos químicos, defensivos agrícolas, cerca de 200 litros de óleo diesel para a moto-bomba de irrigação, cerca de um quilo da erva pronta para comercialização e mais, aproximadamente, um quilo de sementes para plantio. Uma espingarda de fabricação caseira também foi apreendida. Ninguém foi preso.

Polícia faz megaoperação de combate ao tráfico na cracolândia em SP






A polícia de São Paulo realiza na manhã deste domingo (21) aquela que é considerada pelos órgãos de segurança como uma das maiores operações de combate ao tráfico de drogas na cracolândia, na região central da capital.

Os agentes soltaram bombas na região, a partir das 6h49 da manhã, e avançaram para desmantelar a feira livre de drogas que opera no local, vendendo principalmente crack.

Ao menos 69 traficantes - dentro e fora do chamado "fluxo"- estão na mira dos policiais do Denarc (departamento de narcóticos) como suspeitos de irrigar o comércio de entorpecentes na área. Também há mandados judiciais para busca e apreensão em cerca 80 locais diferentes na zona leste e norte da capital, e alguns endereços na Grande São Paulo.

São estimados ao menos 500 policiais nesta operação, sendo 480 deles da Polícia Civil, e o restante da Polícia Militar que realiza o cerco da área.

Descaminhos da cracolândia

Essa ação vinha sendo desenhada desde fevereiro pelo Denarc, com o levantamento de imagens dos principais traficantes que operam ali e a preparação das equipes táticas para invasão de prédios e pontos de interesse dos investigadores. O estudo foi pensado pela cúpula da Polícia Civil para tentar evitar ao máximo possível o confronto com traficantes e a morte de algum usuário.

Nos últimos dias, porém, o clima no local tem mostrado altamente tenso com a identificação de criminosos armados, que já fizeram disparos contra policiais militares em ao menos duas oportunidades, e a descoberta de orientações de integrantes de organização criminosa (PCC) para resistir à ações policiais.

A data escolhida para as prisões, um domingo de manhã, foi pensada para tentar evitar transtorno à vida dos paulistanos, como ocorreu no início deste mês quando policiais militares e guardas civis entraram em confronto com um grupo liderado por traficantes. Houve tiros, barricadas incendiárias, saques no comércio da região, e reflexo no trânsito na cidade.

Ao mesmo tempo, a programação da Virada Cultural está ocorrendo em regiões próximas no centro da cidade.
Uma grande intervenção na cracolândia vinha sendo discutida entre policiais e representantes da prefeitura de São Paulo, que tem planos de instalar ali o programa Redenção. Até o final do mês passado havia, porém, um impasse sobre o sistema de segurança ostensivo no local, para evitar que a feira livre das drogas voltasse a imperar.

Essas respostas poderão ser dadas daqui a pouco pelo prefeito João Doria (PSDB) que participa de evento às 10h de um mutirão em Itaquera, na zona leste da capital. A última grande operação do Denarc na cracolândia se deu em agosto do ano passado, quando 32 pessoas foram detidas sob a suspeita de integrar uma das células que abastecem a área de entorpecentes.

Esse grupo era liderado por representantes de movimento de sem-teto na capital, que, segundo a polícia, tinha como entreposto de drogas uma hotel ocupado pelo grupo, o famoso Cine Marrocos.

OPERAÇÕES E TUMULTOS

A cracolândia já foi alvo de uma série de operações das gestões Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT) nos últimos anos, mas que não conseguiram impedir a concentração de usuários de crack e a presença dominante do tráfico. Na região, Estado e prefeitura desenvolvem programas diferentes voltados aos dependentes. O programa Braços Abertos, criado em 2014 pela gestão Haddad, é baseado na redução de danos. O dependente é incentivado, pela oferta de emprego e renda, a diminuir o uso de drogas, sem necessidade de internação.

O Recomeço, instituído por Alckmin em 2013, trabalha a saída do vício com tratamentos que incluem isolamento em hospitais e comunidades terapêuticas. Como desde o início do ano ambos são comandados por correligionários do PSDB, prefeitura e Estado vêm tentando agora articular conjuntamente um programa para combater o tráfico na região, evitando que ações policiais sejam disparadas sem o conhecimento da gestão municipal, como aconteceu em episódios anteriores.
por :     '' Bocâo news''.





Sem ter prestado serviço relevante a Salvador, Doria receberá título de cidadão







O texto é claro. Está, inclusive, no site da Câmara Municipal de Salvador. Título de Cidadão soteropolitano deve ser “concedido a pessoas nascidas fora da capital baiana e que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador”.

Qual o serviço relevante prestado pelo prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB)? Nenhum. Mas aí o proponente da honraria, vereador de primeiro mandato Felipe Lucas (PMDB) acredita que o fato de o pai e o avô do prefeito da capital paulista serem baianos, o faz merecedor do título de cidadão soteropolitano.

O vereador justifica. "Considero o título como uma forma de reaproximar da nossa cidade a figura pública de um grande gestor, que, apesar de ter nascido em São Paulo, tem uma história inseparável de Salvador”.

João Doria é filho do ex-deputado federal baiano João Agripino da Costa Doria Neto, que teve mandato cassado em 1964 pelo Regime Militar.
Ainda na justificativa da proposta, Felipe Lucas puxa a árvore genealógica do prefeito de São Paulo, que pode disputar a presidência da República em 2018. Segundo ele, o bisavô de Doria, João Agripino da Costa Dória, foi o segundo prefeito de Salvador no período republicano, em 1895.

Mas, só para lembrar o que foi escrito no início da matéria. O Título de cidadão soteropolitano deve ser concedido a pessoas nascidas fora da capital baiana e que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador.

E qual o serviço relevante prestado na capital baiana pelo tucano? Nenhum.

Assim como Felipe Lucas, o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) é autor de projeto de resolução que concede a João Doria o título de cidadão baiano. Em conversa com o BNews, o tucano citou, assim como Lucas, a relação de parentesco com políticos baianos. “O pai dele de João Dória foi deputado federal pela Bahia e cassado pela ditadura militar. Dória seguiu os caminhos empresariais, mas agora como gestor é exemplo para todo o país. Uma referência de administração pública para superar a crise”, afirmou.

.por bocâo news.