Monday, October 2, 2017


Itabuna: Professores reclamam de corte de 20% de adicional em salários e protestam








Professores reclamam de corte de adicional em salários e realizaram protesto em Itabuna.

Professores da rede municipal de Itabuna, no sul da Bahia, realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (2). O ato foi motivado, segundo eles, pelo corte de 20% do chamado adicional de "Atividade de Classe (AC)" de cerca de 500 profissionais que atuam em salas de aula do município. Os trabalhadores dizem que o corte do adicional foi publicado em decreto da prefeitura. A direção do sindicato convocou uma assembleia para que a categoria se mobilizasse contra o ato, considerado pelos professores de "arbitrário". Segundo publicou o G1. a reunião aconteceu pela manhã, na sede do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI). Conforme a entidade, ao longo da assembleia, os professores deliberaram pelo indicativo de greve como forma de pressionar a prefeitura a revogar o decreto. Após a assembleia, os docentes iniciaram uma caminhada rumo à sede da prefeitura, pedindo a saída da Secretária da Educação, Anorina Lima, e do corpo técnico da secretaria. Ainda conforme os docentes, mais um ato estava marcado para ocorrer nesta tarde, na Câmara de Vereadores do município, onde está previsto um encontro dos edis com a secretária, para tratar do assunto.
*Giro em ipiau 



Jequié: Exposição de homenagem a Waly Salomão chega ao fim com visitação recorde








Exposição aconteceu no Museu Histórico de Jequié durante o mês de setembro (Foto:Ascom/PMJ)

Depois de 30 dias de homenagens, com duas exposições, chegou ao fim, na última sexta-feira, 29, no Museu Histórico de Jequié João Carlos Borges, a programação dedicada ao aniversário de nascimento do poeta, escritor, compositor, produtor musical e ex-secretário nacional do livro, o jequieense Waly Salomão, com show musical de Rosy e Banda cantando Waly. As exposições Janela de Marinetti, que é um poema de Waly mais voltado para a biografia do artista, para a história dele em Jequié, e Algaravias, que engloba a arte de Waly, que era extremamente polivalente e complexa, atraíram um público recorde ao Museu. A homenagem, que foi uma orientação do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, para que os artistas da cidade, especialmente os que já morreram, não tenham o seu legado esquecido, foi a primeira já vista antes no município. Leia mais...




O GRUPO CAMILO X NEWS  APOIA ESSA CAUSA "OUTUBRO ROSA "






Agência bancária é explodida por criminosos no norte da Bahia



Uma agência do Banco do Brasil foi explodida na madrugada desta segunda-feira (2), na cidade de Jaguarari, norte da Bahia. Os criminosos atiraram para cima durante a ação, mas ninguém ficou ferido.


As informações são do coordenador da Polícia Civil de Senhor do Bonfim, Felipe Nery. A polícia ainda não sabe dizer quantas pessoas participaram da ação.


Para facilitar a fuga, foram espalhados "miguelitos", artefato usado para furar pneus, na BR-407, que dá acesso à cidade. Um carro ainda foi incendiado em uma ponte, sob o Rio Itapicuru, entre a cidade de Senhor do Bonfim e Jaguarari.


Os criminosos fugiram em três carros e uma motocicleta. Policiais realizam buscas pelos bandidos mas ninguém foi preso até a manhã desta segunda-feira (2).

Atirador que matou 59 em Las Vegas era aposentado e não tinha antecedentes criminais





Stephen Paddock, o homem de 64 anos que atirou da janela de um hotel em Las Vegas e matou 59 pessoas, além de ferir pelo menos outras 527, durante um festival de música em Las Vegas (EUA), era um contador aposentado sem histórico criminal no estado de Nevada, onde vivia atualmente, segundo informações reveladas pela imprensa americana.


A primeira notícia sobre ele era de que havia sido morto por policiais no Hotel Mandalay Bay, de onde disparou contra a multidão. Depois, a polícia afirmou que o atirador se matou antes da chegada das forças de segurança. Com ele, foram encontradas pelo menos 10 armas.


O irmão de Stephen Paddock, Eric, disse estar "completamente atordoado" pelo incidente de autoria do irmão. "Não conseguimos entender o que aconteceu", disse. Ainda de acordo com Eric, o irmão não era um homem violento.


"Era um cara rico que jogava vídeo-pôquer em cruzeiros", descreveu seu irmão, acrescentando que Stephen jogava pôquer apostando US$ 100 por mão e podia comprar o que quisesse. De acordo com o familiar, ele teria ganhado dinheiro investindo em imóveis.


Eric afirmou que o atirador não tinha qualquer vínculo político ou religioso. "Nada. Nenhuma afiliação religiosa, política. Ele só saía para passear", disse. "Era apenas um cara normal. Algo se rompeu nele, algo aconteceu", sugeriu.


O Estado Islâmico, que reivindicou o ataque, disse que Paddock se converteu ao islamismo meses atrás. No entanto, o FBI não encontrou nenhuma evidência disso.


O irmão disse que o atirador costumava viajar para Las Vegas para assistir a shows e apostar nos cassinos. "Ele não era um cara louco por armas, de modo algum", comentou. "Onde diabos ele arrumou essas armas automáticas? Ele não tinha antecedentes militares, ou nada disso", acrescentou.


"Ele era um cara que vivia em uma casa em Mesquite, dirigia até aqui e apostava em Las Vegas. Fazia coisas. Comia burritos", completou seu irmão, ainda perplexo.


De acordo com as autoridades de Nevada, Stephen agiu sozinho, e a motivação para o ataque ainda é desconhecida. Em 2015, segundo a Reuters, ele comprou uma casa na fronteira de Nevada com o Arizona na cidade de Mesquite, uma pequena localidade no deserto popular entre golfistas e apostadores.


"É uma casa agradável e limpa, nada fora do comum", descreveu Quinn Averett, porta-voz do departamento da polícia de Mesquite. Dezoito armas de fogo, além de munições e explosivos foram encontrados dentro do local, segundo a polícia.


O pai de Paddock se chamava Patrick Benjamin Paddock, e era um ladrão de bancos que figurou na lista dos criminosos mais procurados pelo FBI de junho de 1969 até maio de 1977, de acordo com a CNN. Segundo Eric, seu pai morreu há alguns anos.

Sargento da reserva da PM é morto a tiros em Salvador




O policial militar da reserva Carlos José de Jesus Cruz, 50 anos, foi assassinado a tiros no bairro de Brotas, no início da tarde desta segunda-feira (2). No local, testemunhas disseram ao CORREIO que, no momento do crime, o sargento aposentado estava bebendo em um bar, quando dois homens ainda não identificados passaram em uma moto atirando.


Os autores estão sendo procurados. A informação é do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS). Carlos fazia segurança em uma loja de frios e outros estabelecimentos do entorno.


O crime aconteceu em frente a uma loja de uma rede fast food na Ladeira da Cruz da Redenção, no cruzamento entre a Rua Campinas de Brotas e a Avenida Dom João VI. Uma multidão está no local e acompanha o trabalho da perícia. Segundo a perita Karla Camacam, o PM estava de costas quando foi atingido por cinco disparos - dois na cabeça e três no tórax. Foram pelo menos sete disparos.


*CORREIO