Monday, August 21, 2017


Prefiro o plano A, diz Leur Jr. sobre Bruno Reis ser plano B em lugar de Neto





Na noite desta segunda-feira (31), o deputado federal Lúcio Vieira Lima disse, em entrevista ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, que o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, seria o plano B para disputar o governo da Bahia em eventual substituição ao prefeito ACM Neto (DEM), cotado para a cabeça de chapa atualmente. A opinião do parlamentar parece enfrentar resistência entre os próprios correligionários. Nesta terça (1º), em entrevista à WebTV do BNews, o deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB) afirma que, em caso de ausência de Neto, o grupo político teria que "construir" esse nome substituto.


"Eu prefiro acreditar no plano A", disse Leur Jr., atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, com a ressalva de que o colega Bruno Reis é um nome qualificado. "O prefeito ACM Neto é quem tem maior capilaridade eleitoral", frisou.

Outro assunto abordado na entrevista que vai ao ar nesta quarta-feira (2) é a liberação das emendas parlamentares pelo governo estadual. O líder oposicionista diz que o pouco já liberado contempla apenas a bancada governista. "Diferente do governo federal, que libera as emendas independemente de lado partidário", apontou o peemedebista.

Suspeito é detido com drogas após troca de tiros com a polícia em Lauro








Um homem foi detido e porções de drogas embaladas para o tráfico foram apreendidas durante uma ação de policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 52º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na tarde desta segunda-feira (21), na comunidade do Chafariz, considerada pela polícia uma das áreas de risco de Lauro de Freitas.
De acordo com a polícia, populares informaram que três suspeitos armados praticavam tráfico de entorpecentes no Beco da Salete, Transversal da Rua Rodolfo B. Barros. Ao perceber a presença dos militares os homens começaram a atirar e houve troca de tiros.
Dois dos suspeitos conseguiram fugir e um foi detido. Com ele foram apreendidas quatro porções de maconha com peso não especificado, 30 pedras de crack também com peso não especificado, um carregador vazio de pistola calibre 380, além da quantia em dinheiro de R$ 49,00.
Todo o material apreendido e o suspeito foram apresentados na 23º Delegacia Territorial de Lauro de Freitas.

Lúcio Funaro acerta delação premiada, diz site







O doleiro Lúcio Funaro, principal operador do ex-deputado federal Eduardo Cunha, fechou nesta segunda-feira (21) seu acordo de colaboração premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR), segundo informação do site ‘O Antagonista’.
Segundo o site, a delação tem 48 anexos e atinge em cheio a cúpula do PMDB, especialmente os atos do presidente Michel Temer.
Funaro detalhará as informações contidas nos anexos em depoimentos na carceragem da Polícia Federal.

Incêndio atinge borracharia e oficinas em Ilhéus


Um incêndio atingiu uma borracharia, duas oficinas mecânicas, uma oficina eletrônica, uma bomboniere e duas casas localizadas em frente à rodoviária de Ilhéus, na Avenida Itabuna, no sul da Bahia, na noite de domingo (20).


De acordo com 5º Grupamento de Bombeiros Militar (Ilhéus), o fogo se alastrou rapidamente, porque os imóveis eram feitos de madeira e eram vizinhos. Ninguém ficou ferido.


Foram necessárias quatro viaturas e três horas para apagar as chamas. Segundo populares, o fogo começou na borracharia por volta das 19h20. Parte dos imóveis foi destruída pelo fogo. Oito carros que estavam dentro das oficinas também foram atingidos. O motivo do incêndio ainda é desconhecido.

Mulher é golpeada a faca pelo próprio marido em Itabuna



Uma mulher identificada como Fabiana Jesus Guerreiro, conhecida como "Bita", de 39 anos, moradora do bairro Santa Inês, em Itabuna, foi vítima de arma branca na manhã desta segunda-feira (21).


Segundo informações, Fabiana foi golpeada a faca na coxa esquerda pelo próprio marido, conhecido como "babão". Ainda de acordo com informações, os dois sofrem de problemas mentais.


A motivação da briga entre o casal não foi informada. Fabiana foi medicada no Hospital de Base e em seguida liberada.

Bahia registrou quase 3 mil homicídios nos cinco primeiros meses deste ano




O Brasil já ultrapassou a marca dos 28 mil assassinatos cometidos neste ano, segundo dados fornecidos pelas secretarias estaduais de segurança pública. Segundo o levantamento, no primeiro semestre, o país chegou a 28,2 mil homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios (roubos seguidos de morte).


No primeiro semestre foram registrados no país 26.436 homicídios no primeiro semestre do ano passado. Em 2017, foram registrados no mesmo período, 28.220 casos. São 155 assassinatos por dia, cerca de seis por hora nos Estados brasileiros, onde as características das mortes se repetem: ligada ao tráfico de drogas e tendo como vítimas jovens negros pobres da periferia executados com armas de fogo. Na Bahia, segundo o estudo, de janeiro até maio de 2016, foram registrados 2.868 homicídios.


Neste ano, no mesmo período, já foram registrados 2.799 casos. Questionado sobre a alta de assassinatos, o Ministério da Justiça não comentou. Sobre o Plano Nacional de Segurança, destacou que “os investimentos inicialmente previstos foram revisados e adequados com a realidade financeira da União e perfeitamente absorvidos pelos Estados, que adaptaram as ações propostas de modo a atingir os resultados. Paralelo a isso, ações de capacitação e doação de equipamentos estão sendo realizadas”.

Detento é encontrado morto em cela do presídio de Eunápolis



O detento Carlos José Costa Severino, idade não informada, foi encontrado enforcado por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (21), em uma cela do Presídio de Eunápolis. De acordo com informações da direção da unidade prisional, uma equipe do Samu foi acionada para socorrer o preso, mas a médica socorrista constatou que a morte de Carlos já tinha ocorrido, provavelmente, por volta da meia-noite, três horas antes de seu corpo ser encontrado.


A direção do presídio informou ao RADAR 64 que havia outros presos na mesma cela e que será aberto um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da morte. Carlos José Costa Severino havia sido transferido há pouco tempo de um presídio no Espírito Santo. Não há informações sobre o crime pelo qual ele estava cumprindo a pena.