Wednesday, May 3, 2017


TCM investigará gastos excessivos dos municípios com festas juninas





O Tribunal de Contas dos Municípios informou em nota, nesta terça-feira (02) que vai acompanhar rigorosamente gastos realizados pelos prefeitos com festas juninas ou outros eventos festivos custeados com recursos públicos. A determinação veio do presidente, o conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, para "impedir gastos irrazoáveis, principalmente em municípios que sofrem os efeitos da longa estiagem e que estão, em alguns casos, em situação de emergência". O controle será feito por inspetores regionais de controle externo, que devem lavrar termo de ocorrência quando forem constatados abusos com despesas envolvendo a promoção de festas, comemorações e a contratação de músicos e cantores. De acordo com Francisco, a Procuradoria Geral da Justiça da Bahia está atenta a excessos que por ventura venham a ser cometidos pelos prefeitos. "Tanto que já orientou os promotores e procuradores de justiça a acompanhar, fiscalizar, monitorar e, se necessário propor medidas judiciais a fim de coibir gastos desarrazoados com festejos", consta na nota. *Informações do Bahia Notícias

Hospital Costa do Cacau: dep. Augusto Castro propõe que governo destine 15% dos leitos para atendimento psiquiátrico



Em Audiência Pública que ocorreu na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia para discutir a situação da assistência psiquiátrica no estado, o Deputado Estadual Augusto Castro pediu o encaminhamento da proposta de que o Hospital da Costa do Cacau, que está prestes a ser inaugurado ainda este ano, ofereça 15% de seus leitos para o setor de saúde mental.


Em debate intenso na manhã dessa terça-feira, 02/05, o parlamentar cobrou ainda a ampliação das residências terapêuticas para o atendimento de pacientes com doença mental. “Estamos exigindo o que está na lei. 28 leitos especializados é o mínimo e o começo para que o estado volte sua atenção para essa causa de maneira urgente em atendimento aos pacientes e suas famílias. O transtorno de saúde mental é o mal do século XXI, é a maior demanda de saúde de nosso tempo e as instituições públicas precisam estar preparadas para isso”, argumenta o parlamentar, que também questionou a Liliane Mascarenhas, Diretora da Gestão de Cuidado da SESAB, a possibilidade de fechamento em massa de hospitais psiquiátricos na Bahia. Em resposta, Diretora disse que a proposta de fechamento só se dará mediante a estruturação das Redes de Atenção Psicossocial (RAPs).


As categorias do segmento organizado da medicina fizeram um enfrentamento claro às propostas da Secretaria Estadual de Saúde. A reunião encerrou com a expectativa de ingresso de mais representantes da sociedade na Comissão Interinstitucional das Ações de Desinstitucionalização, que visa discutir a construção de um plano estadual sobre o tema.

“Hoje a região do cacau, como todo país, vive uma crise na saúde pública e um desgaste na assistência psiquiátrica. Em Itabuna temos o exemplo do fechamento do Hosp. São Judas Tadeu, que era o único para esse tipo de atendimento público da região. Então, antes que medidas extremas sejam tomadas precisamos questionar, por exemplo, se os CAPS vão conseguir atender a essa demanda dos pacientes internados e dar um acompanhamento específico para tratamento do indivíduo. Pra onde vão esses pacientes? Essa preocupação existe dentro de todo segmento”, disse.


A reunião contou com a participação de representantes do Ministério Público Federal, Sindicato dos Médicos (Sindimed), Conselho Regional de Medicina (Cremeb), Conselho Regional de Farmácia e da Associação de Apoio a Familiares, Amigos e Pacientes com Transtornos Mentais da Bahia (AFATOM), além dos deputados Jorge Solla, José de Arimateia, Ângelo Almeida, Fabíola Mansur, que presidiu a reunião e o ex vereador Jorge Jambeiro.

;verdinho itabuna

Anac proíbe uso de drones em áreas com aglomeração de pessoas



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça (2) a regulamentação para a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, também chamadas de drones. Pelo regulamento, os equipamentos não poderão ser utilizados em uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas que não deram autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil.


A regra praticamente inviabiliza o uso dos equipamentos para sobrevoar cidades, inclusive para o registro de imagens em shows, jogos de futebol e manifestações. De acordo com o superintendente de aeronavegabilidade da Anac, Roberto Honorato, a restrição foi feita para garantir a segurança das pessoas.


“A nossa preocupação é com a segurança. Não pode passar nem acima nem lateralmente a menos de 30 metros”, explica. Segundo Honorato, a prática será possível se, por exemplo, em um evento, as pessoas autorizarem o uso de drones na hora da venda dos ingressos. Os drones também não poderão transportar pessoas, animais e artigos perigosos.


Segurança


O diretor da Anac Ricardo Fenelon disse que os drones têm potencial para ser usados em setores como agricultura, segurança pública e mineração. “O principal objetivo da regulamentação é viabilizar e estimular esse novo mercado de aviação civil no Brasil, garantindo a segurança mínima nas operações”, ressaltou.


Aer
oporto de Conquista tem voo cancelado pelo 3º dia devido ao mau tempo



Pelo terceiro dia consecutivo, o Aeroporto de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, voltou a ter operação afetada por conta do mau tempo nesta quarta-feira (3). Um voo da Azul, com destino a Belo Horizonte, precisou ser cancelado.


A temperatura mínima prevista para esta quarta-feira é de 15 ºC e a máxima de 23ºC, com ventos fortes, além de chuvas na manhã e à noite. Para o final da semana, a mínima deve ficar em 17 ºC, a máxima não passa de 26ºC. Na terça-feira (2), o aeroporto também ficou fechado pela manhã e voltou a fechar à tarde, às 17h.


Um voo da Azul, que sairia às 5h para Belo Horizonte, foi cancelado. Um outro, da Passaredo, que sairia às 8h40 com destino a Salvador, também não decolou. Na segunda-feira (1º), o terminal aéreo de Vitória da Conquista também teve voo cancelado durante a manhã. A decolagem de uma aeronave para Belo Horizonte estava marcada para 5h45, mas não ocorreu. No decorrer da manhã da segunda, o tempo melhorou e a operação no aeroporto de Vitória da Conquista foi normalizada. *Informações do G1

WhatsApp apresenta instabilidade para alguns usuários Relatos nas rede



O WhatsApp apresenta instabilidade para alguns usuários nesta quarta-feira (3).

Segundo relatos nas redes sociais, o aplicativo está fora do ar, o que impossibilita o envio e recebimento de mensagens.


As reclamações afirmam que o app não está funcionando tanto em conexões 3G e 4G quanto em redes Wi-F
i.