Tuesday, May 30, 2017


Corpo de mulher é encontrado em igarapé de Manaus


Caso ocorreu nesta terça-feira (30) no bairro Educandos, Zona Sul.






Corpo foi encontrado no igarapé do Educandos (Foto: Arquivo Pessoal)


O corpo de uma mulher, ainda não identificada, foi encontrado boiando, amarrado em um lençol e com um tiro na cabeça. O caso ocorreu no Igarapé do bairro Educandos, Zona Sul de Manaus, nesta terça-feira (30). Um segurança de embarcações andava de lancha e localizou o corpo na água.


O dono de uma mercearia próxima ao igarapé, que preferiu não ser identificado, informou que o corpo foi localizado por volta das 9h.


"Ele costuma vir de lancha tomar café aqui todos os dias. Hoje, ele saiu daqui e voltou em seguida, dizendo ter encontrado o corpo boiando no igarapé. Ele veio trazendo com um pedaço de madeira para a beira e pediu para acionarmos a polícia", disse.


Ainda de acordo com o dono da mercearia, a vítima estava enrolada em um lençol e coberto por filme plástico.


"Os policiais chegaram, fizeram a perícia e, quando a desenrolaram, ela estava com um tiro na cabeça. Não dava para ver o rosto. Sabia-se que era uma mulher apenas pelos seios, aparentemente", comentou.


O corpo da mulher foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), e o caso deve ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).






Caso ocorreu no Bairro Educandos, em Manaus (Foto: Patrick Marques/G1 AM)


fonte:g1.com

Instagram é considerada a pior rede social para saúde mental dos jovens, diz pesquisa





O Instagram foi considerada a pior rede social no que concerne seu impacto sobre a saúde mental dos jovens, segundo uma pesquisa do Reino Unido. Na enquete, 1.479 pessoas com idades entre 14 e 24 anos avaliaram aplicativos populares em quesitos como ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal. Organizações de saúde mental pediram às empresas que mantém os aplicativos a aumentar a segurança dos usuários. Em resposta, o Instagram disse que uma de suas maiores prioridades é manter a plataforma como um lugar "seguro e solidário" para os jovens. O estudo, da Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH, na sigla em inglês) na Grã-Bretanha, sugere que as plataformas avisem, através de um pop-up, toda vez que houver uso excessivamente intenso das redes sociais, e que identifiquem usuários com problemas de saúde mental. O Instagram diz que oferece ferramentas e informações sobre como lidar com bullying e avisa os usuários sobre conteúdos específicos de algumas páginas. A pesquisa afirmou que "as redes sociais podem estar alimentando uma crise de saúde mental" entre jovens. No entanto, ela também pode ser usada para o bem, segundo o estudo. O Instagram, por exemplo, teve um efeito positivo em termos de autoexpressão e autoidentidade, segundo a pesquisa. Cerca de 90% dos jovens usam redes sociais - mais do que qualquer outra faixa etária -, o que os torna especialmente vulneráveis a seus efeitos, apesar de não estar exatamente claro quais seriam estes no momento. Leia mais no G1

Mostra no MAM homenageia o escritor baiano Jorge Amado


A Doc-Expõe organizará em agosto uma exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) sobre Jorge Amado. A mostra homenageará a vida e a obra do escritor que, se estivesse vivo, completaria 105 anos em 2017. A exposição contará com a participação de artistas locais que serão convidados a criar um quadro ou escultura inspirado no trabalho de Jorge Amado. Há 21 anos no mercado, a Doc-Expõe trabalha com gestão cultural e documental.
fonte:bocâo news

Mulher encontrada morta no sul da Bahia foi vítima de feminicídio, diz polícia






A morte de Zenilda Pinheiro dos Santos, de 34 anos, encontrada com marcas de tiros na cidade de Itaju da Colônia, no sul da Bahia, é investigada pela polícia como feminicídio, termo que caracteriza o homicídio onde a vítima é morta por ser mulher.

Segundo a polícia, Zenilda teria ido até a cidade para cobrar uma dívida do ex-marido e acabou sendo morta. Ainda conforme a polícia, o homem é o principal suspeito de cometer o crime.

Una motocicleta foi encontrada em uma zona rural do município. A polícia investiga se o veículo foi utilizado pelo suspeito no momento da fuga.

fonte: http://www.bocaonews.com.br/noticias/policia/policia/176522,mulher-encontrada-morta-no-sul-da-bahia-foi-vitima-de-feminicidio-diz-policia.html

STF nega a Renato Duque extensão da liberdade concedida a José Dirceu


Ex-diretor da Petrobras disse no pedido que está preso há mais de dois anos 'sem culpa formada' e que não representa risco às investigações; para ministros, casos não têm similaridade.







O ex-diretor da Petrobras Renato Duque, em imagem de arquivo durante depoimento à Justiça Federal (Foto: Reprodução)



A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta terça-feira (30) um pedido de liberdade do ex-diretor da Petrobras Renato Duque.


Por unanimidade, os ministros do colegiado -- Dias Toffoli, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Gilmar Mendes --, rejeitaram um pedido de extensão da liberdade concedida no início do mês ao ex-ministro José Dirceu.


No pedido, Duque afirmou que está preso há dois anos e dois meses "sem culpa formada" e pede que sejam revogadas ordens de prisão em quatro ações penais às quais ele responde. Segundo a defesa, ele não representa mais risco às investigações.


Duque argumentava ainda que os motivos de sua prisão e de Dirceu eram os mesmos e que as ordens de prisão contra ele nos diferentes processos a que responde têm também os mesmos motivos.


Os ministros da Segunda Turma entenderam, porém, que não há similaridade entre os dois casos e, com isso, a soltura de Duque não era justificada.


No caso de Dirceu, Segunda Turma liberou o ex-ministro por considerar que a prisão estava alongada e representava uma antecipação da pena, já que não havia condenação em segunda instância.


O colegiado também rejeitou estender a decisão favorável a Dirceu a dois sócios da construtora Credencial - Eduardo Meira e Flácio Henrique Macedo, presos há um ano. Os ministros consideraram que os dois ainda têm recursos pendentes de decisão no Supremo e que, por isso, não poderiam ter apresentado mais um.
fonte:G1.com

Enem 2017 tem o menor número de inscritos confirmados desde 2013


Inep diz que ao menos 6,1 milhões de inscrições estão confirmadas. Mas outras 1,4 milhão de pessoas ainda podem entrar com recurso até dia 25.








Coletiva de imprensa do Inep sobre o Enem 2017 nesta terça-feira (30) (Foto: Letícia Carvalho/G1)



A edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá o menor número de inscrições confirmadas desde 2013. Neste ano, o governo diz que ao menos 6,1 milhões de candidatos já estão aptos a realizarem as provas. Mas esse número pode subir, já que outros 1,4 milhão podem entrar com recurso para conseguir a isenção da taxa.




O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) diz que outras 1.467.872 inscrições ainda podem ou não ser confirmadas após a fase de análise de recursos.


No total, foram 7.603.290 inscrições. O governo federal previa um número de cerca de 7 milhões de inscritos. Mas, apesar de o prazo para a inscrição no Enem 2017 ter terminado no dia 19, o número final de inscritos confirmados no exame só foi calculado após o fim do prazo para o pagamento da taxa de inscrição.




Nº de confirmações pode mudar




Neste ano, o Inep incluiu, pela primeira vez, um sistema de cruzamento de dados entre a declaração de carência e os dados do governo federal sobre famílias carentes. Por isso, aumentou o número de pedidos de isenção recusados no Enem.


Como os candidatos reclamaram sobre a dificuldade de comprovação dos requisitos para fazer o Enem sem pagar a taxa, o Inep fez um acordo com o Ministério Público Federal para dar um prazo para que esses inscritos possam recorrer e comprovar seu direito à isenção.


A isenção é válida para pessoas que se encaixem em uma de três categorias:



Estudantes matriculados na rede pública de ensino e que atualmente estão cursando o terceiro ano do ensino médio;
Pessoas de famílias com renda per capita de até um e meio salário-mínimo, e que tenham cursado o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;
Pessoas inscritas no CadÚnico, beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família, em famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ou com renda familiar mensal de até 3 salários-mínimos.





"É o primeiro ano que o Inep faz batimento online do sistema", afirmou, durante a coletiva de imprensa, Eunice Santos, diretora de gestão e planejamento do Inep. "Se percebeu que a escolha pelo decreto pelo candidato era feita de forma muito aleatória." Ela explicou que a dificuldade, neste ano, foi o fato de que "os dados dele [candidato] informados na inscrição com o batimento do cadastro do MDS [Ministério do Desenvolvimento Social] não bateram", explicou Eunice.


Segundo ela, o Inep deu uma "chance" de os candidatos recorrerem "por ser o primeiro ano" em que o governo instituiu o sistema de cruzamento de dados. "É uma questão de mudança de cultura."




Quem pode recorrer




Os mais de 1,4 milhão de candidatos e candidatas que solicitaram isenção da taxa de inscrição e tiveram o pedido recusado têm até o dia 25 de junho para recorrer dessa decisão. Porém, de acordo com o Inep, só podem recorrer os candidatos que pediram a isenção, não conseguiram a isenção, mas não efetuaram o pagamento da taxa de R$ 82.


Ainda segundo o governo federal, o Inep não vai avaliar todas as 1,4 milhão de inscritos: só serão avaliados os casos dos candidatos que efetivamente recorrerem e enviarem informações e documentos comprovando seu direito à isenção.


Nesta terça-feira, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou que os candidatos que pagaram a taxa não terão o dinheiro devolvido, mesmo que tenham direito à isenção.




Número de inscritos caiu




No ano passado, o Inep informou que, no Enem 2016, 8.627.194 pessoas tiveram a inscrição confirmada após o prazo de pagamento da taxa. No Enem 2015, esse número foi de 7.746.057 pessoas. O recorde histórico de inscrições confirmadas aconteceu no Enem 2014: foram 8.721.946 inscrições confirmadas após o prazo.



Veja a evolução histórica do número de inscrições confirmadas no Enem; na edição 2017, pelo menos 6,1 milhões de inscrições estão confirmadas, mas 1,4 milhão de inscrições estão em fase de análise (Foto: Editoria de arte/G1)




Travestis e transexuais




Os e as travestis, transexuais ou demais candidatos e candidatas que desejam receber tratamento pelo seu nome social, e não civil, durante o exame, devem fazer a solicitação específica para isso. O prazo para isso termina às 23h59 do próximo domingo (4).


A solicitação deve ser feita pelo site http://enem.inep.gov.br/participante. Segundo o edital, o participante deve encaminhar documentos que comprovem a condição que motiva a solicitação de atendimento pelo nome social como fotografia atual e cópia de documento de identificação. Os candidatos que tiverem o pedido negado serão avisados por e-mail e terão três dias para o envio de um novo documento comprobatório. Caso o documento enviado não seja aceito, o participante terá seu nome civil impresso nos materiais de prova e na lista de presença.

fonte: G1.com